Sábado, 16 Fevereiro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

MPRJ realiza operação contra traficantes com atuação em Barra do Piraí

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil realizam hoje (07) a Operação Visão de Águia para cumprir 26 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão contra traficantes de uma facção criminosa responsável pela venda de drogas em Barra do Piraí, e na capital fluminense. A investigação é resultado de uma estratégia de enfrentamento ao crescente tráfico de drogas em Barra do Piraí, que tem provocado o aumento da violência na região.

A investigação identificou não apenas os responsáveis locais pelo tráfico de drogas nas comunidades, mas também aqueles que, mesmo presos, organizam e determinam todas as condutas da associação criminosa. Segundo o GAECO, os principais líderes da organização são Adérito Albino Trigo Junior, vulgo “Loro”; Leonardo Preslei Santana da Silva, vulgo Sexta-feira e Fabio de Oliveira Ferreira, vulgo Java, os dois primeiros presos e este último recém foragido desde 31 de dezembro. Os três coordenam todos os demais associados em diferentes bairros da cidade.

De acordo com a denúncia, eles integram uma extensa rede de pessoas associadas para a venda de drogas, especialmente maconha e cocaína, lavagem e ocultação de dinheiro, utilizando-se, para tanto, de variado armamento. Os criminosos atuam nos principais bairros dominados pela facção em Barra do Piraí – preponderantemente Areal, Roseira, Vila Helena, Química, Oficinas Velhas, entre outros.

A primeira repercussão das investigações foi a Operação Tiphon, em novembro de 2017, que atingiu núcleos das facções Terceiro Comando Puro (TCP e Amigo dos Amigos (ADA). Desta vez, coube produzir informações sobre os integrantes do Comando Vermelho (CV) na região.

Os criminosos foram denunciados por tráfico de drogas, posse de armas e munições de uso restrito e associação para o tráfico. Agora pela manhã. As 11h, o promotor de justiça do caso e o delegado da 88ª DP de Barra do Piraí, Wellington Vieira, participarão de uma coletiva de imprensa na sede do Ministério Público, na Rua José Alves Pimenta, bairro Matadouro, para detalhar melhor a operação.

ATUALIZAÇÃO: 12h08

O promotor de Justiça responsável pela operação, Gustavo Nacarath, comunicou à equipe de reportagem do Grupo RBP de Comunicação que a entrevista coletiva que aconteceria no final da manhã foi cancelada, devido à baixa procura da imprensa; porém, mais informações serão divulgadas em breve. A equipe que executa a operação está indo para Volta Redonda. Nacarath se comprometeu, juntamente com o delegado Wellington Vieira, a participar de uma próxima edição do "Sabatina RBP", falando sobre a atuação no combate à criminalidade em Barra do Piraí e região.

ATUALIZAÇÃO: 15h50 

Divulgado o balanço do dia na operação contra o tráfico de drogas em Barra do Piraí 

O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado e a Polícia Civil divulgaram o balanço da Operação Visão de Águia, deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (07).

Ao todo, foram vinte presos e dois menores apreendidos durante o dia, todos com identidades não reveladas pela polícia. Foram 26 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, contra suspeitos de integrarem organização criminosa responsável por abastecer o tráfico de drogas de Barra do Piraí.

Em Ipiabas, foram efetuadas onze prisões por tráfico de drogas e posse de armas de fogo de uso restrito. Nove integrantes do tráfico investigados já cumprem sentenças em regime fechado. Dois mandados de prisão ainda não foram cumpridos.

Os suspeitos detidos foram encaminhados para a 88ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Piraí, onde permanecem presos. O delegado titular, Wellington Vieira, disse que outros crimes, como lavagem de dinheiro, serão investigados. Um desdobramento da operação, já que os líderes identificados nas escutas telefônicas possuem imóveis comerciais e residenciais alugados em Barra do Piraí. 

Foto: Felipe Castro

 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!