Sexta, 27 Novembro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Operação da Polícia Civil prende quadrilha ligada a facções criminosas e tráfico de drogas na Região Sul-Fluminense

Em Barra do Piraí, um líder de uma facção, juntamente com sua mulher, foi preso após sair de um motel (Foto: Polícia Civil)

Na manhã desta quinta-feira (10), uma operação comandada pela Polícia Civil de Barra Mansa cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em vários municípios da região, incluindo Barra do Piraí. Os alvos foram suspeitos de envolvimento com facções criminosas que atuam no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As informações são do portal G1.

Segundo a Polícia Civil, 18 pessoas foram presas. Foram 15 mandados de prisão cumpridos e outras três pessoas presas em flagrante por estarem portando armas de fogo, drogas, material de endolação e valores em espécie arrecadados com o tráfico de drogas.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a quadrilha é acusada de atuar em Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Porto Real, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí e Valença, além de manter braços nas demais regiões do estado, incluindo a Costa Verde e a capital.

"É um tráfico armado. É comum o porte ilegal de arma de fogo, da mesma forma como é comum a lavagem de dinheiro. Esse dinheiro é proveniente da venda de drogas. Eles costumam branquear esse dinheiro comprando bens móveis e imóveis, bem como investindo em joias e outros utensílios para tentar evitar a apreensão dos valores", explicou o delegado de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido.

A operação contou com o apoio de várias delegacias da região. Ao todo, 60 policiais participaram e 20 viaturas foram usadas na ação.

Além das prisões, também foram apreendidas drogas, armas, valores em dinheiro provenientes do tráfico, rádios de comunicação, aparelhos celulares, câmeras de monitoramento que eram utilizadas por um dos líderes da facção.

"O que chama a atenção é que esse líder, juntamente com a mulher dele, que é irmã de um outro líder da facção, costumava se esconder e pernoitar em um motel, local onde eles foram capturados em Barra do Piraí", disse o delegado.

A operação foi batizada de "Val Hala". O nome escolhido significa "paraíso" para os Vikings. A referência foi feita porque a ação desta quinta-feira é um desdobramento com "Operação Paradise", que prendeu 108 pessoas com envolvimento nos mesmos crimes no ano passado.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a perícia. Os presos foram transferidos para a Cadeia Pública de Volta Redonda, localizada no bairro Roma I.

Quem tiver informações que possam ajudar a Polícia Civil a combater a criminalidade em toda a região pode fazer denúncias pelo telefone (24) 3328-4863. O anonimato é garantido.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!