Sábado, 16 Fevereiro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

O governador Wilson Witzel e o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, assinaram, nesta segunda-feira (28/1), termo de compromisso para a cessão de coletes e pistolas para uso dos policiais militares, inclusive fora do horário de serviço. O setor de material bélico da corporação receberá um reforço de 15 mil pistolas e 20.900 coletes. A medida faz parte de um conjunto de ações que estão sendo postas em prática para reduzir a vitimização de policiais durante as folgas. As pistolas foram adquiridas pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) e serão entregues dentro de dois meses. Segundo a assessoria da Secretaria de Polícia Militar, do total de coletes, 14,4 mil foram comprados pelo GIF e destes, 4,5 mil já foram entregues. Outros 11 mil serão adquiridos com recursos da secretaria.

"Os PMs precisam, cada vez mais, estar preparados para enfrentar a criminalidade. Uma das questões importantes de proteção da vida de nossos militares é dar a eles condições de deslocamento, de ir e vir. É importantíssimo que os policiais passem por uma reciclagem e treinamento para o uso deste armamento à paisana. Uma coisa é estar usando o armamento fardado, acompanhado de outro colega, numa viatura policial cujo adestramento já é feito, e outra é estar portando o armamento no deslocamento para sua residência, sem apoio". afirmou o governador.

Segundo o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, o porte de arma seguirá as normas da corporação. "Hoje, já estamos conseguindo contemplar 5 mil policiais militares com a aquisição de pistolas. Para isso, nossos policiais militares passarão por treinamento, onde receberão todas as instruções para ter efetividade no uso do armamento. Por sua vez, temos uma regulamentação onde estabelecemos critérios para o porte, como verificar se o policial está com condições físicas, psicológicas e se não está respondendo a processos criminais. Os policiais farão o acautelamento através de requerimento e, com isso, em curto prazo, vamos conseguir contemplar todo o nosso efetivo", disse.

Porte de arma
Pleito antigo dos policiais militares, o porte de arma busca aumentar a proteção dos membros da corporação em suas folgas. De acordo com o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, a Secretaria da Polícia Militar iniciou os processos de requerimento do armamento e já há policiais com armas acauteladas pela corporação. O controle dos armamentos e de coletes disponibilizados será realizado por meio do banco de dados da secretaria. "Até então, o policial tinha uma arma para serviço e a entregava ao final de seu expediente. O PM que entendesse que havia necessidade de ter uma arma fora do serviço precisava comprá-la no mercado, de forma regular, registrando-a em seu nome para utilizá-la durante a folga", explicou.

A Guarda Municipal de Volta Redonda, durante serviço de ronda, recuperou nesta sexta-feira, 25, um veículo de passeio, marca Gol Special. O carro, em circunstâncias suspeitas, chamou a atenção dos guardas que estavam fazendo o patrulhamento da cidade e, após consulta ao sistema eletrônico, confirmaram a restrição por roubo e furto no sistema nacional de veículos. Após chamar um guincho, o veículo foi levado para o estacionamento da 93ª Delegacia Policial, no Aterrado.

Segundo informou o subcomandante da GM, Rodrigo Muller, os agentes suspeitaram do abandono do veiculo na descida do bairro Água Limpa. “Este é o oitavo veículo que a Guarda Municipal já recuperou este ano. Localizado o veículo, foi feita a remoção para a 93ª Delegacia Policial, onde o proprietário foi comunicado e compareceu para receber o seu automóvel de volta”, informou Muller.

O Guarda Municipal João Ribeiro, que estava na viatura, comentou a recuperação. “Nós, como guardas municipais, ficamos satisfeitos em colaborar com a população na recuperação de um bem patrimonial. O proprietário já dava como perdido e iria ficar no prejuízo. A gente fica com o sentimento de dever cumprido”, disse João.

A Polícia Militar registrou um roubo em uma fazenda localizada próxima ao km 54, na RJ-145, estrada que liga Barra do Piraí a Valença. Segundo os agentes, mais de R$ 10 mil em espécie, R$ 15 mil em joias e alguns relógios foram furtados após bandidos invadirem o local na madrugada de terça-feira (22).

De acordo com o registro de ocorrência, após denúncia, os policiais foram até a fazenda e viram um homem com uma arma de grande porte forçando a entrada de uma mulher, para dentro da casa. Após o cerco, os suspeitos tentaram fugir em dois veículos, que se chocaram. A partir daí, começou um tiroteio, que terminou com a fuga deles pela mata.

Os agentes ainda apreenderam duas espingardas, uma calibre 12 e outra 44, após a fuga. O caso foi registrado na 88ª DP e, até o momento, ninguém foi preso.

Foto: Divulgação Polícia Civil

A Polícia Militar apreendeu ontem (23) um lança mísseis na residência de um oficial reformado da Marinha, de 67 anos, no distrito de Santa Isabel, em Valença. Os policiais foram até as proximidades de sua residência e o abordaram. Vale ressaltar que contra ele havia em aberto dois mandados, um de busca e apreensão e outro de prisão preventiva, por disparo de arma de fogo.

Em seu veículo, foram apreendidas duas pistolas, uma calibre 380, outra calibre 38, carregadores e munições. Na casa, o lança mísseis AT4, calibre 38, foi aprendido. Segundo os policiais, o armamento não tem mais eficácia, por ser apenas de um projétil.

O militar foi encaminhado para a 91º Delegacia de Polícia Civil de Valença, onde irá responder por uso irregular de arma de fogo, coação e maus tratos aos animais. Ele é suspeito de matar um cachorro a tiros, durante uma confusão com vizinhos na noite do dia 31 de dezembro.

Foto: Divulgação PM

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!