Segunda, 21 Janeiro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Bom humor como cura. Os Doutores de Esperança têm uma missão bem clara: espalhar a alegria e a motivação para crianças hospitalizadas, transformando o ambiente em que se inserem. O grupo foi formado há cinco anos em Volta Redonda por voluntários, homens e mulheres, que passam por treinamentos dentro de um curso de capacitação, interpretação e palhaçaria, além de como se comportar dentro de um hospital, mantendo todo cuidado e higiene possíveis. Em 2017, foi inserido como um projeto da ADRA Brasil, uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos de objetivos assistenciais, beneficentes e filantrópicos.

Os Doutores, que já atuam na Santa Casa de Misericórdia e Hospital Santa Maria, de Barra Mansa; Hospitais Vita, São Camilo e Asilo Dom Bosco, em Volta Redonda; além do Hospital e do Asilo Municipal de Pinheiral; agora vão formar turmas em mais quatro cidades, incluindo Barra do Piraí. Todos os plantões têm locais, dias e horários fixos, pré-estabelecidos junto aos responsáveis de cada unidade de saúde e de acolhimento, para manter a qualidade e eficiência do grupo.

Para a turma que vai atuar em Barra do Piraí, o curso de capacitação, realizado em cinco finais de semana em Volta Redonda, terminou na semana passada. Foram 31 voluntários que irão se formar nesse sábado (11), em uma solenidade para convidados na Apae (Rua José Mastrângelo, Vila Suíça), à partir das 18h. De acordo com a coordenadora do projeto no município, Izadora Moura, os plantões começam em setembro, nos três hospitais da cidade: Santa Casa de Misericórdia, Cruz Vermelha e Maria de Nazaré. Segundo Izadora, o grupo teve total apoio da prefeitura municipal, que abriu as portas dessas unidades de saúde para o desenvolvimento do trabalho.

O vídeo que ilustra a matéria é uma produção independente do grupo, que ainda possui uma fan page no facebook: fb.com/doutoresdeesperancavr

As fotos abaixo foram cedidas pela coordenadora do Doutores de Esperança em Barra do Piraí, Izadora Moura.

DE 1

DE 2

DE 3

Entre os dias 05 e 08 de julho, na Vila Olímpica de Maringá, a equipe barrense de Kickboxing, FC Rato Team participou com cinco atletas do vigésimo oitavo Campeonato Brasileiro de Kickboxing e do vigésimo segundo Campeonato Sub 17. Dentre esses atletas, a jovem Ethiene Alayde de Brito, de 15 anos, nascida e criada no bairro Morro do Gama, em Barra do Piraí, foi campeã na categoria juvenil até 55kg e se classificou para o mundial, que será realizado em Veneza, na Itália, entre os dias 15 e 23 de setembro desse ano.

A jovem, antes de ingressar no Kickboxing há um ano, praticou 10 anos de capoeira. Sua mãe, a Viviane Pereira, popular Guinha do Morro do Gama, foi sua mestre e hoje é sua maior incentivadora no esporte. Ela conseguiu recursos através de doações e bingos beneficentes para a filha disputar o Campeonato Brasileiro e agora tenta disponibilizar fundos, mesmo com pouco tempo até a viagem de sua filha para a Itália, juntamente com sua equipe.

De acordo com Guinha, ela já tentou apoio na Secretaria de Esportes, porém, a resposta foi negativa. Segundo uma funcionária, a verba da pasta já estaria destinada aos atletas dos projetos dos bairros já executados pela prefeitura.

Mesmo sem suporte público, ela busca apoio pedindo aos barrenses qualquer forma de ajuda. Guinha criou inclusive um livro de ouro, com fotos e todas as informações sobre sua filha; um vídeo com os melhores momentos de sua curta e vitoriosa carreira (vídeo acima), além de um cofre que ela pede para que as pessoas coloquem dinheiro, o que puderem, para ajudar. Cofre esse que só será aberto em 13 de setembro, dia em que a equipe viajará para a Itália.

Segundo Guinha, são necessários em torno de R$7 mil para custear alimentação, viagem e hospedagem de sua filha, do atleta Gabriel Oliveira da Fonseca Meireles, que irá disputar o mundial na categoria adulto e do treinador Luis Paulo Terra, o Rato. Ambos também estão em busca de apoio para o mundial.

Se você pode ou sabe de quem possa ajudar a equipe FC Rato Team a representar Barra do Piraí no mundial de Kickboxing, entre em contato com a mãe de Ethiene, Vanessa Pereira, a popular Guinha, pelo telefone ou whatsapp (24) 99911 0408.

20180801 152407

Guinha pede ajuda aos barrenses no telefone (24) 99911 0408 (Foto: Felipe Castro)

20180801 150530

Guinha criou um livro de ouro, com fotos e todas as informações sobre sua filha (Foto: Felipe Castro)

 

No começo desta tarde (31), por volta das 12h, um ônibus escolar municipal caiu em uma ribanceira de aproximadamente 10 metros de altura, no bairro Horto Florestal, em Barra do Piraí. Próximo ao local do acidente havia várias residências, nenhuma foi atingida e ninguém ficou ferido.

De acordo com testemunhas, os alunos que costumam ser transportados nesse horário pelo veículo, foram passados para outra condução, junto com o motorista da linha. Segundo os relatos, o mecânico, que estava conduzindo o ônibus, conseguiu escapar antes dele cair.

Ainda não se sabe a causa do acidente, provavelmente, por uma falha mecânica. De acordo com o depoimento de uma mulher, que estava filmando, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal não chegaram ao local do acidente imediatamente. Por volta das 13h30, agentes da Guarda estiveram no local.

Faleceu nessa madrugada (27), as 03h, o ex-prefeito de Barra do Piraí, José Luíz Anchite. Ele estava internado no Hospital Unimed, em Volta Redonda, em tratamento a uma doença renal e outras complicações decorrentes da diabetes. O corpo do ex-prefeito chegou em Barra do Piraí por volta das 10h. O velório foi realizado na capela Bom Jesus e o enterro no cemitério Santa Rosa, às 17h. 

Zé Luiz era barrense de nascimento, tinha 73 anos e foi prefeito de Barra do Piraí por dois mandatos: de 2005 a 2008 e 2009 a 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo PP, com mais de 90% de sua votação vinda da população de sua cidade natal.

ATUALIZAÇÃO 10h05

O corpo do ex-prefeito José Luiz Anchite já está na capela Bom Jesus e será enterrado às 17h, no cemitério Santa Rosa.

ATUALIZAÇÃO 10h45

Histórico de José Luiz Anchite

Descendente de imigrantes libaneses e nascido em Barra do Piraí (05 de fevereiro de 1945), Zé Luiz foi casado por 39 anos com Thelma Anchite, com quem teve duas filhas. Formado em Economia, começou na gestão administrativa na extinta fábrica CIP – Companhia Industrial de Papel Pirahy, em Santanésia, distrito do município de Piraí. Após alguns anos foi para São Paulo trabalhar na Firestone de Santo André.

Zé Luiz foi gerente da empresa Techinte, em São Paulo capital. Em 1980, retornou à Barra do Piraí por conta da enfermidade de seu pai, quando assumiu a gerência da tradicional distribuidora de bebidas Brahma, se tornando sócio da empresa anos depois e administrador da empresa até 1993, quando começou sua vida pública sendo eleito vice-prefeito, na gestão de Heitor Favieri Filho.

Em 1998, foi o candidato a deputado estadual mais votado de Barra do Piraí, porém, não conseguiu a vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Se candidatou a prefeito por três vezes, antes de se eleger em 2004. Em 2008, reelegeu-se prefeito com uma votação histórica de quase 65% (62,2).

Em 2014, elegeu-se Deputado Estadual pelo Partido Progressista (PP) com uma votação expressiva em Barra do Piraí, que há quase 30 anos não tinha um representante na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Zé Luiz foi também Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, cargo que ocupou por 15 meses, retornando à ALERJ em junho de 2016.

ATUALIZAÇÃO 11h40

Familiares e amigos se despedem nesse momento de José Luiz Anchite (Foto: Frank Tavares)

velorio 

ATUALIZAÇÃO 15h30

São inúmeras as mensagens nas redes sociais de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Barra do Piraí, José Luiz Anchite. Dentre elas, autoridades públicas municipais e estaduais, amigos, ex-companheiros de trabalho e familiares. Reunimos algumas destas postagens.

Mario Esteves

Prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, via facebook

Tatiana e Heitor Favieri

Tatiana Favieri via facebook, esposa do ex-prefeito Heitor Favieri Filho, amigo pessoal e responsável por introduzir Zé Luiz na vida pública

Cristiano Almeida

Vereador Cristiano Almeida, via facebook

Gustavo Tutuca

Deputado Estadual Gustavo Tutuca, via facebook

Ana Caldas

Ana Paula Caldas, jornalista, amiga e considerada "braço direito" do ex-prefeito, via facebook

Tegão

Vereador Anderson Ribeiro "Tegão", via facebook

Jeff Castro

Jefferson Castro, jornalista e primo, via facebook

Cristina

Ana Cristina Moreira, jornalista e ex assessora de imprensa em seus dois mandatos, via facebook

Bitu

Antonio Carlos Elias, ex Secretário de Ordem Pública e jornalista, via facebook

Prefeitura

Nota oficial de pesar da Prefeitura de Barra do Piraí, via facebook

ATUALIZAÇÃO 17h15

Nesse momento, é enterrado o corpo do ex-prefeito de Barra do Piraí por dois mandatos e deputado estadual, José Luiz Anchite (Foto: Frank Tavares)

enterro

ATUALIZAÇÃO 17h25

O Grupo RBP de Comunicação finaliza sua cobertura sobre o falecimento do ex-prefeito José Luiz Anchite lamentando a partida do pai, marido, filho, amigo e um grande homem público de Barra do Piraí.

Tentamos fazer o máximo para informar a população os detalhes dessa triste perda, com respeito aos familiares e amigos.

Fica aqui o abraço fraterno de nossa família.

Ouça, clicando no link abaixo, o resumo dos depoimentos de amigos, pessoas públicas e autoridades do município e do Estado, com produção de Felipe Castro e reportagem no local do velório, na Capela Bom Jesus, do jornalista Frank Tavares, que gentilmente colaborou brilhantemente com nossa cobertura.

LINK NO YOUTUBE: https://youtu.be/AUQHWE-u83o

#GrupoRBPdeComunicação

 

 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!