Quinta, 18 Julho 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Para o Show da Manhã, pneumologista faz alerta sobre doenças respiratórias comuns no inverno

O inverno chegou com uma apreensão a mais para a saúde dos brasileiros. Em todo o país, são muitas as pessoas que sofrem com as temperaturas mais baixas, que costumam desencadear ou até mesmo agravar muitas doenças respiratórias como resfriados, gripe, pneumonia, asma-brônquica, rinite alérgica, sinusites e exacerbações do enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica), entre outras.

Segundo o pneumologista Gilmar Alves Zonzin, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, embora a gripe influenza/H1N1 seja a doença mais preocupante do período, outras patologias também causam preocupação, já que são muitos os vírus e as bactérias que circulam na estação e que podem agravar as doenças respiratórias, como por exemplo, da pneumonia bacteriana, considerada uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença é apontada como a principal causa de óbitos de crianças.

No programa Show da Manhã, da Rádio Barra do Piraí AM, em entrevista feita pelo repórter Felipe Castro, Dr. Zonzin alertou aos ouvintes em relação a essas doenças, que podem ser desencadeadas no inverno e falou sobre a diferença entre gripe e resfriado. Clique aqui, para ouvir direto de nosso canal no youtube.

De acordo com Zonzin, que também é coordenador do Serviço de Pneumologia e Tisiologia do Hospital Santa Maria, em Barra Mansa, alguns cuidados básicos com a saúde também devem ser reforçados durante a estação para preservar o sistema imunológico, como ingerir bastante líquido, lavar as mãos com frequência, ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma boa noite de sono.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!