Sábado, 21 Mai 2022

Infelizmente, com a força da correnteza do Rio Piraí, que transbordou na madrugada de sábado para domingo, 01, muitas residências e estabelecimentos foram completamente destruídos em diversos bairros de Barra do Piraí.

A Defesa Civil municipal ainda não divulgou números oficiais sobre a quantidade de locais afetados e se há feridos ou mortos por conta do ocorrido. Porém, através dessas filmagens e fotos amadoras de moradores, publicadas nas redes sociais do Grupo RBP de Comunicação, podemos observar a destruição deixada após o recuo do volume do rio.

Casas no Chalé, Boca do Mato, Muqueca, Grota do Neném, Vargem Grande, Carbocalcio, Maracanã, entre outras localidades, foram inundadas. A Defesa Civil emitiu alertas de emergência, a partir das informações vindas da Light, concessionária responsável por administrar a barragem de Santana, sobre a abertura das comportas e as vazões dos rios acima do Piraí, após as fortes chuvas que caíram em Lídice e Rio Claro. Muitas pessoas deixaram suas casas, salvando suas vidas, mas a perda material foi inevitável.

Você, barrense, que precisa de ajuda emergencial, entre em contato com a Defesa Civil de Barra do Piraí nos telefones (24) 2443-0345 ou 199. Caso necessite de apoio com alimentos e roupas, o telefone da Secretaria de Assistência Social é o (24) 2443-1224.

Dragagem

Desde 2006 que não é realizada a dragagem dos rios Piraí e Paraíba do Sul, em Barra do Piraí. Nossa reportagem solicitou através da secretaria de Comunicação, informações para a prefeitura de Barra do Piraí sobre os números reais dessa tragédia, levantados pela Defesa Civil. Família desabrigadas, desalojadas, feridos e, até mesmo, possíveis óbitos em decorrência de uma das piores enchentes do Rio Piraí dos últimos tempos. Questionamentos também se esse serviço tão essencial para a segurança da população ribeirinha e que não é realizado há quase duas décadas não se tornou prioridade a partir de agora. Assim que recebermos respostas, publicaremos em nossas redes socias e no site www.gruporbp.com.br.

Nota da prefeitura de Barra do Piraí sobre a enchente do Rio Piraí

De acordo com a prefeitura de Barra do Piraí, que emitiu uma nota oficial através de suas redes sociais, na manhã deste domingo, 01, homens da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a Statled e com o Corpo de Bombeiros, começaram a dar apoio com máquinas e equipamentos nos bairros afetados pela enchente do Rio Piraí. Além deles, há apoio das pastas de Assistência Social e de Educação no mesmo processo.

Segundo informações oficiais, até a manhã dessa segunda-feira, 02, não há dados oficiais e registrados quanto a desalojados e desabrigados. Sendo necessário, os desabrigados serão encaminhados para abrigos criados para este fim. Escolas municipais como Manoel Fonseca, no Centro; Anna Casalli, na Ponte Vermelha; Maria Aparecida Pegas Pereira, na Roseira; e Conde Modesto, no Parque Santana, estão recebendo os desabrigados e desalojados, bem como móveis e pertences, e dando apoio as famílias. Será avaliado, até o final deste domingo, se haverá suspensão das aulas da segunda, 02.

Em conjunto com a Educação, a pasta de Assistência Social também colocou sua equipe à disposição dos desalojados e desabrigados. Estão sendo oferecido kits de limpeza e alimentação aos que precisam. Já a Secretaria de Água e Esgoto colocou à disposição o caminhão pipa para abastecer a população ribeirinha.

Assim que a Defesa Civil divulgar números os oficiais, publicaremos em nossas redes sociais e no site www.gruporbp.com.br

Foto: PMBP

De terça a quarta-feira, 27 e 28, apreensões de drogas com usuários e um suspeito de tráfico foram registradas por policiais militares do 10º BPM de Barra do Piraí. As ocorrências foram realizadas nos bairros Maracanã, Matadouro e Roseira.

Segundo os boletins de ocorrência, a primeira ocorreu nesta terça, no Maracanã, quando duas pessoas foram flagradas com 11 pedras de crack. Um foi enquadrado como usuário e liberado após assinar termo circunstanciado, o outro envolvido foi autuado como suspeito de tráfico de drogas e permanece preso na 88ª DP de Barra do Piraí, esperando transferência.

Na quarta-feira, 23 pinos de cocaína foram apreendidos em um bar na Rua G, no bairro Roseira, e mais dois pinos do mesmo entorpecente foi encontrado em outro bar, na Rua José Alves Pimenta, no Matadouro. Nesses locais, todos os envolvidos foram enquadrados como usuários e liberados após prestarem depoimentos.

Na noite dessa terça-feira, 26, um homem de 50 anos, suspeito de espancar a companheira com um cabo de vassoura, foi preso em sua residência, localizada no bairro Belvedere, em Barra do Piraí.

Segundo a Polícia Civil o crime aconteceu no mesmo dia. A vítima, uma mulher de 49 anos, conseguiu fugir e procurou ajuda de parentes. Antes de prestar depoimento na delegacia, a mulher precisou ser atendida em um hospital.

Assim que ficaram sabendo do crime, os policiais foram atrás do suspeito. De acordo com a polícia, ele teria ficado violento após consumir bebida alcoólica.

O suspeito possui antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi levado para a 88ª DP de Barra do Piraí e, em seguida, será transferido para a cadeia pública de Volta Redonda.

Fonte: G1

Durante a madrugada dessa segunda-feira, 25, um adolescente de 17 anos foi apreendido com drogas por policiais militares no bairro Morro do Gama, em Barra do Piraí.

Segundo informações do 10º BPM, o suspeito foi flagrado na Rua Nossa Senhora Das Graças com 18 tiras de maconha e 15 pinos de cocaína, além de R$20,00 em espécie.

O adolescente, que completa 18 anos nesta quinta, 27, foi abordado após denúncia anônima. O caso foi registrado na 88ª DP de Barra do Piraí, onde ele foi autuado por Fato Análogo ao Tráfico de Drogas.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!