Sábado, 21 Mai 2022

Na manhã desta quarta-feira, 06, a Polícia Civil realiza em Barra do Piraí operação nos bairros Muqueca e Maracanã, com o objetivo de cumprir mandados e desarticular a facção criminosa que atuaria nessas localidades. A ação conta com agentes de diversas delegacias do 5º Departamento de Polícia de Área (DPA) e ocorre em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Segundo a Polícia Civil, a atuação dos suspeitos vinha sendo investigada há pelo menos três meses. Seis mandados de busca e apreensão foram expedidos, quatro prisões foram efetuadas e houve apreensão de entorpecentes, anotações, dinheiro em espécie e aparelhos celulares. Os itens não foram estimados.

A operação foi registrada na 88ª DP de Barra do Piraí e as respectivas penas, por tráfico e associação para o tráfico de drogas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A Prefeitura de Barra do Piraí, por intermédio da Secretaria de Educação, instituiu o programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipalizada São José do Turvo, no distrito homônimo. A decisão foi fundada em virtude de um levantamento de busca ativa na região, onde foram identificadas muitas pessoas que não tinham finalizado os estudos e, também, que tinham o desejo de voltar a estudar.

De acordo com a secretária de Educação, Glória Guimarães, a instauração da EJA no distrito é um grande passo para a educação. “É muito gratificante ver o ensino avançando pelo município e pelos distritos. Com a implantação da EJA em São José do Turvo, estaremos alcançando alunos que possuem o desejo de voltar aos estudos e, também, aprender a ler e a escrever”, assegurou Glória.

Além disso, a secretária afirma que a turma do projeto é formada, em grande parte, por adultos e, em sua totalidade, possui 15 alunos. Ainda certifica que a escola do município atende a Educação Infantil aos anos finais, totalizando 78 alunos.

O prefeito do município, Mario Esteves, reconhece o brilhante trabalho que a Secretaria de Educação exerce, beneficiando inúmeros alunos das redes municipais. “É satisfatório ver o ensino chegando aos alunos do município. Agora com a EJA, podemos apreciar, também, adultos de volta às escolas, tendo a chance de poder retornar aos estudos e, assim, sonhando novamente e almejando um futuro melhor”, esclareceu Mario.

Ainda, o chefe do Executivo lembra que o programa já foi instaurado em outras redes do município, como CIEP 284 (Califórnia), Adma David Chedid (Centro), Marieta Vasconcelos (Dorândia), Conde Modesto (Parque Santana) e Manoel Fonseca (Centro). “O EJA é uma ótima modalidade, oferecida para os alunos, e é muito satisfatório que tenhamos esse recurso nas escolas de nossa cidade”, alegou o prefeito.

Texto de Maria Isabel Sandim, PMBP.

Na madrugada desta quarta-feira, 30, um homem foi preso em um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para Vitória (ES) com drogas, armas, documentos e produtos falsificados. A prisão aconteceu na via Dutra, à altura de Piraí, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal.

Quando os policiais abordaram o veículo, o referido passageiro demonstrou nervosismo. Assim, os agentes revistaram a bagagem do homem, encontrando 1 kg de cocaína, um tablete que totalizava quase 1 kg de maconha e três pistolas com numeração raspada, sendo duas 9mm e uma .40.

Foram encontrados também duas carteiras de habilitação, uma identificação da Polícia Militar e quatro camisas de marcas famosas, todos os itens falsificados. O suspeito alegou que pegou o material com um conhecido na capital paulista e entregaria na capital capixaba.

O homem foi levado à 94ª DP de Piraí e vai responder por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, uso de documentos falsos e falsificação.

No último domingo, 28, uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro de Fátima, distrito da Califórnia, em Barra do Piraí. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima seria o atual namorado da ex-companheira do suspeito. O caso foi registrado na 88ª Delegacia de Polícia Civil.

Ainda conforme o registro, antes de efetuar os disparos, o algoz discutiu e agrediu fisicamente a vítima. O suspeito teria atirado seis vezes contra o homem que foi encaminhado ao Hospital São João Batista, em Volta Redonda, onde passou por cirurgia para remoção das balas e, até o fechamento desta reportagem, estava em vias de ser transferido para a enfermaria da unidade.

A mulher também foi levada para a unidade com ferimentos superficiais e recebeu alta horas depois. Polícia Civil segue investigando o caso, ainda sem prisões registradas.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!