Sábado, 04 Dezembro 2021

Na tarde desta quarta-feira, 10, um homem foi flagrado agredindo verbalmente e ameaçando funcionários do posto do Detran-Rio, de Barra do Piraí, localizado no bairro Oficina Velha, na Rua Antônio da Silva Brinco.

Através de uma filmagem feita por um funcionário, o rapaz, de identidade ainda não revelada, quebra o vidro do local de atendimento, xinga os profissionais que o atendiam no posto e ameaça atear fogo no local, em protesto contra as supostas irregularidades apontadas pelos funcionários nas condições dos pneus de seu veículo, durante vistoria.

Segundo informações preliminares, o homem, que trabalha como segurança de uma agência bancária, feriu uma das mãos enquanto quebrava o vidro de atendimento. Agentes da Guarda Municipal de Barra do Piraí conduziram o suspeito, que tentou fugir, para a 88ª Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e será investigado.

Em nota, o Detran informou que nenhum funcionário ficou ferido e que as providências cabíveis já estão sendo tomadas.

O vídeo após o fim do transtorno, com manchas de sangue e vidros espalhados pelo chão pode ser assistido em nossas redes sociais: @gruporbpdecomunicacao no instagram ou fb.com/GrupoRBPdeComunicacao no facebook.

Foto: Site Papagoiaba

No fim da tarde desta segunda-feira, 08, um assalto a uma loja de roupas localizada na Rua Antônio da Silva Brinco, bairro Oficina Velha, Barra do Piraí, foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

Na filmagem, o suspeito aparece de blusão preto e com um capacete cobrindo o rosto, rende a mulher que estava no caixa, que aparentemente ainda tenta reagir, mas ele consegue fugir com dinheiro, quantia não revelada.

A proprietária do estabelecimento, através de suas redes sociais, publicou o vídeo com o registro do momento do assalto e pediu para que os barrenses ajudassem a reconhecer o autor do crime através dos detalhes divulgados. O caso foi registrado na 88ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Piraí, que segue em investigação.

Caso tenha alguma informação sobre o suspeito, denuncie anonimamente para o 10º Batalhão da PMERJ através dos números 190 ou (24) 2443-2544. A ligação é gratuita e sua identidade é preservada.

Termina nesta terça-feira, 09, o período de renovação da matrícula para os alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro. Para os estudantes que desejem renovar a matrícula solicitando mudança de curso, turno ou de curso e turno, o período de renovação será até hoje, às 18h, na secretaria de sua escola ou através do site Matricula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) até a parte da noite. Observamos que o atendimento a esse pedido de mudança, seja de curso ou turno, estará condicionado à disponibilidade de vaga no momento da Renovação.

O aluno que não renovar a sua matrícula até essa terça perderá o direito à vaga e deverá participar do processo de pré-matrícula informatizada. Observamos, ainda, que, caso o responsável ou aluno (se maior de idade) não tenha acesso à internet, ele poderá comparecer à unidade escolar para realizar a renovação. 

As pré-matrículas informatizadas começam no dia 10 de novembro

Para os alunos que desejam ingressar na rede estadual ou mudar de escola, a 1ª fase de pré-matrículas será aberta no período de 10/11/2021 a 05/12/2021. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de séries, cursos e turnos disponíveis. No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, três escolas de sua preferência. O resultado da alocação será divulgado no dia 20 de dezembro.

Escolas de Barra do Piraí estão abaixo da média estabelecida

Algumas escolas estaduais tradicionais de Barra do Piraí ainda estão abaixo da meta determinada pelo governo do estado de 80% dos alunos com matrículas renovadas, como é o caso de tradicionais instituições como CE Joaquim de Macedo (57,29%) e CE Barão do Rio Bonito (71,92%), localizados no Centro da cidade e que atendem crianças, adolescentes e jovens de diversos bairros, em três turnos. Além deles, outros colégios estão nessa faixa como Senador Paulo Fernandes, no Areal, Professor Adelino Terra, em Ipiabas, e Nilo Peçanha, na Oficina Velha.

Nossa reportagem conversou com a diretora do CE Joaquim de Macedo, Mônica Barbosa, que atribuiu essa dificuldade de renovação aos efeitos da pandemia nas famílias mais humildes. “Muitos pais não possuem contato ou estão em situação de vulnerabilidade. Tentamos contatar todos eles, mas muito estão com telefones desatualizados em nossa secretaria ou possuem outros problemas. O Estado disponibiliza projetos como o Renova Já, para facilitar a volta desse aluno às aulas sem maiores prejuízos e com todo o auxílio necessários. As escolas estaduais já retornaram com o ensino presencial em 100% dos casos e agora temos de criar condições para que todos os alunos, principalmente aquele de família mais humilde, possam voltar com condições de retomar o ritmo de sala de aula!”, declarou a diretora.

Abaixo a tabela das escolas estaduais que estão abaixo da média estabelecida, em amarelo, ou acima da média, em verde.

09tabelaescolas

Reprodução

Na tarde desta segunda-feira, 08, um acidente entre um caminhão e um veículo de passeio foi registrado na Rua Mário Salgueiro, bairro Belvedere, em Barra do Piraí, mais exatamente na altura da entrada do bairro Santa Bárbara.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do carro teve uma queda de pressão, passou mal e perdeu o controle do veículo, que provocou a colisão. Uma ambulância da corporação, juntamente com outra do SAMU, fez o atendimento dos envolvidos, que não se feriram.

Segundo a Guarda Municipal, o motorista do carro que passou mal foi encaminhado para o Hospital Santa Casa para atendimento.

A Polícia Rodoviária Estadual assumiu a ocorrência do caso e prestou os primeiros serviços de trânsito, que ficou completamente parado no trecho, das 16h15, horário da batida, até umas 17h, quando o caminhão guincho da polícia terminou o serviço de retirada dos veículos, que chegaram a ficar atravessados na pista após a colisão. Um longo congestionamento foi registrado em toda Mário Salgueiro, nos dois sentidos.

Foto: Júlio Araújo

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!